Designer, inventor, divo: Dave Hakkens

Para ser sincera, eu nunca entendi por que as pessoas se tornam fãs de celebridades. Sabe aquela história de tatuar a cara da pessoa, colocar um alerta do Google para saber notícias e decorar detalhes obscuros da vida delas? Não, obrigada. Então, quando aparece alguém que me inspira a procurar mais detalhes sobre a obra dele/a, eu começo a me perguntar o que está acontecendo. Foi o que aconteceu com Dave Hakkens, até eu perceber: virei fã.

Conheci o trabalho dele há uns 10 dias, quando uma amiga compartilhou um vídeo no Facebook de um cara trabalhando com plástico reciclado. Era mais um desses vídeos incríveis sem falas que um perfil coreano ou russo colocou no face e acabou no meu feed de notícias. Em vez de assistir, ficar maravilhada e seguir em frente, decidi procurar mais e descobri o projeto Precious Plastic: máquinas para reciclagem caseira de plástico, projetadas para pessoas como eu e você montarem em casa e criarem negócios próprios com produtos de plástico reciclado. E a galera que desenvolveu colocou os projetos detalhados de graça na internet, junto com tutoriais em vídeo mostrando como fazer cada máquina. O vídeo abaixo tem legendas em português, caso você queira saber mais sobre o assunto.

O que mais me chamou atenção no projeto foi a apresentação. Era engraçado, simples, não intimidador. Como se o cara que aparece no vídeo estivesse conversando em primeira pessoa comigo. Quem era esse cara, afinal? O link para facebook na página do projeto me levou à página de Dave Hakkens, um designer holandês. Acabou que ele também é o cara por trás de outro projeto que vi há anos rolando por aí: Phonebloks.

Na virada de 2012 para 2013, Dave criou um telefone celular modular: partes independentes seriam substituídas de acordo com as necessidades do usuário, gerando menos lixo eletrônico. Nove meses depois, o projeto começou a reunir uma comunidade global para exigir atitudes das grandes fabricantes de celular. Quase um milhão de pessoas fizeram barulho nas redes sociais em outubro de 2013 e chamaram a atenção de grandes fabricantes de celulares. Até agora, nada saiu do papel, mas o otimismo do Dave não foi abalado: ele declarou no próprio site que não esperava nada em menos de dez anos e já está feliz com o andamento dos projetos.

No site dele, passei horas conhecendo projetos anteriores – e querendo ter cada um em casa. Uma caneca gigante personalizada pela namorada dele, que faz trabalhos incríveis com ilustração – o projeto estava consumindo tanto tempo deles que tiveram que parar. Uma caneta feita de doce perfeita para fazer provas estressantes. Uma régua de tomadas que parece com um livro para você esconder na estante enquanto não estiver usando. Uma máquina caseira para produzir azeite (ou qualquer óleo de noz) movida a vento! Ok, essa última eu não quero ter, mas é uma ideia sensacional.

 

Mas o que mais me chamou atenção foi o projeto de vídeos, Story Hopper. Dave explicou que todos os projetos anteriores trabalham com coisas – embora a ideia seja fazer com que elas nunca se tornem lixo, uma hora ou outra elas perdem a utilidade. Mas histórias, não. Elas não se acumulam pelos cantos do planeta, e acumular histórias só é positivo. Por isso, ele criou um espaço onde pessoas podem compartilhar histórias em vídeo – o único pré-requisito é que valha a pena compartilhá-las. Até agora, a maioria das histórias são do próprio Dave, mostrando maneiras de viver uma vida mais ecológica sem perrengue.

Então, sem sair da cadeira, conheci vários projetos inspiradores e toda uma comunidade (porque os fóruns no site dele têm gente do mundo todo), tudo por causa de uma pessoa que ajuda o mundo fazendo o que gosta. Fé na humanidade: restaurada.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s