Um ode à quinoa

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Quinoa, a boa

Até agora, todas as comidas que você viu nesse blog fariam um nutricionista tremer. Temos fritura e brigadeiro (com direito a gifs pecaminosos). Chegou a hora de balancear o jogo com algo fácil de fazer e que serve de base para infinitas receitas: quinoa (nesse caso, em grãos – ela também é vendida em farinha ou flocos).

 

Um dos pratos mais famosos é salada com frango (sim, é só misturar os grãos com pedaços de frango cozido e servir frio para virar salada), mas ela pode servir de matéria-prima para hambúrgueres vegetarianos (fiquem ligados nas próximas receitas).

Se você comprar porque ouviu que ajuda com os sintomas da TPM, ou que tem fibras e proteína, estamos no mesmo barco. Sinceramente, eu me sinto bem quando como, mas pode ser psicológico.

Você pode comprar os grãos embalada a vácuo ou a granel, que é mais em conta (se bem que não muito, atualmente). O primeiro passo é lavar os grãos com água morna para tirar a saponina, uma substância amarelada que fica na casca. O que acontece se você não fizer isso? Provavelmente, um pouco de dor de barriga.

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Tinha quinoa na minha mão, no chão, no fogão…

Uma boa ideia é conferir se você tem uma peneira ou coador cujos buracos são menores que os grãos, para não instalar o caos na sua cozinha. Na minha casa, tudo bem. Na casa do mozi… bom, digamos que houve um probleminha.

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Achamos que um coador de papel seria a solução do céu… A realidade foi uma decepção fel.

Tentamos contornar a situação com um coador de café de papel, mas a água morna queimava minhas mãos de fada e eventualmente ele rasgou. Me dei por vencida e coloquei os grãos que sobraram (+/- 70%) na água.

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Os grãos se mexiam revoltosos. Pena que não eram nada cheirosos.

Enquanto cozinham, os grãos ficam em constante movimento num círculo. É quase bonito, até a cozinha começar a cheirar a quinoa, o que não é muito agradável. Mas tudo pela saúde, certo? Depois de alguns minutos, a “cordinha” branca que fica em volta deles se solta e eles incham. Tá-dá! Você conseguiu.

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Depois do cozimento, com um pouco de aumento, nada de vazamento.

Agora é a hora de temperar com o que você quiser. Quando me sinto minimalista (lê-se: preguiçosa), uso sal, pimenta e azeite. Fica bom quente ou frio, caso você queira mais a vibe de salada. Por que não colocar sal antes? Se você adicionar sal no começo do processo, os grãos absorvem à medida que incham. Resultado: nada do gosto, tudo do sódio.

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A cozinha saúda sua nova rainha: Quinoa, a Boa.

K.

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